quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Densitômetro




Porque usar um densitômetro?

Qualquer processo de impressão, dos mais simples trabalhos em preto somente até os mais complexos podem e devem se beneficiar do uso de um densitômetro.
Você pode administrar seu trabalho sem um equipamento deste, mas o seu produto final nunca terá a consistência e qualidade que pode ser obtida com o uso correto e profundo da densitometria.
O densitômetro fornece o elemento de controle, proporcionando-lhe informações que irão orientar as decisões que você terá que tomar quando for imprimir um trabalho.

Então o que faz um densitômetro, afinal?

O densitômetro de reflexão (objeto do nosso estudo) mede a luz refletida de uma superfície, geralmente papel. Há condições especiais para o processo de medição garantir a coerência entre diferentes modelos de densitômetro. A leitura que você tem a partir de um densitômetro, ao medir uma amostra é dada como valor de densidade. Este é um rácio entre a luz de uma amostra para um valor nulo ou zerado. O densitômetro mede a quantidade de luz que recebeu de uma amostra e exibe o resultado usando uma saída logarítmica. Isto tem várias conseqüências.
Uma delas é que os números que você obtem a partir de um densitômetro parecem corresponder aproximadamente ao que você vê. Além disso, os números de densidade são muito mais fáceisl de usar.
Outra conseqüência importante, é que o valor da densidade de uma amostra de tinta é aproximadamente proporcional a espessura física da tinta ou, em outras palavras, a espessura da película de tinta.
Usando essas leituras de densidade, outros elementos do processo de impressão, como definição do ponto, também podem ser derivadas. O processo de impressão consiste em tentar reproduzir a paleta infinita do mundo real no âmbito limitado da tinta sobre de papel. O processo de reprodução moderna converte os tons contínuos de fotografias em diferentes padrões de pontos para representar as diversas nuances do original e real. Esses mesmos padrões de pontos são encontrados em todo processo de reprodução offset. Eles aparecem no filme, nas chapas e na folha impresa.
Para um ideal controle de qualidade é essencial monitorar esses pontos em todo processo.