quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Deficiência na visão

A Deficiência na visão de cores pode descrever o fato com com mais clareza. Existem diferentes tipos de problemas de visão em cores e diferentes graus de gravidade. Os problemas de distinção das cores vermelho e verde são os mais comuns.
Pessoas com deficiência na visão de cores leves possuem tricromacia anômala, o que signifca que elas possuem os três tipos de cones, mas um deles é defeituoso. Uma pessoa com deuteranomalia, o tipo menos grave de daltonismo, e também o mais comum, apresenta uma alteração dos cones vermelhos, enquanto alguém com protanomalia apresenta alterações dos cones verdes. Pessoas com visão deuteranômala podem até não saber que não enxergam as cores normalmente. A tritanomalia, a dificuldade em distinguir azul e amarelo, é muito rara.
Pessoas sem um dos tipos de cones possuem visão dicromática, o que é mais grave do que a tricromacia anômala. Dentro dessa categoria de visão bicromática, há três tipos diferentes.
  • Deuteranopia – ausência de cones verdes (também conhecidos como cones L, sensíveis a longos comprimentos de onda de luz).
  • Protanopia – ausência de cones vermelhos (cones M ou cones sensíveis a comprimentos de onda médios).
  • Tritanopia – ausência de cones azuis (cones C ou cones sensíveis a comprimento de ondas curtas).
Monocromacia é o próximo degrau da escala da visão em cores. Os monocromatas enxergam tudo em preto, branco e em tonalidades de cinza. Existem dois tipos de monocromacia: monocro
macia de bastonetes e monocromacia de cones. As pessoas com monocromacia de bastonetes, também chamada de acromatopsia, também possuem uma visão muito ruim e alta sensibilidade à luz. Elas também apresentam nistagmo, o que faz a órbita dos olhos parecerem meio trêmulas.
Veja como uma pessoa daltonica enxerga :
Segue-se a seguinte ordem : Normal, Tritanopia,Protanopia e Deutranopia

Teste se você tem daltonismo, identificando os números que você observa na figura abaixo:

Teoria Tricromática

Teoria Tricromática

Teoria para reproduzir cores- aparece no sec  XIX, com o matemático polonês Hermann Gunter Grassmann (1809-1877) publicou uma teoria da mistura de cores que incluia um conceito fundamental para os futuros sistemas a serem concebidos: a complementariedade das cores, por meio da qual cada ponto em um círculo de cores tem, dentro deste, um complementar (Mollon, 2003).

Esta teoria permitiu construir sistemas de análise e reprodução muito baratos. Nós seres humanos temos dificuldade em dar nomes as sensações de cor.
Cada sensação de cor resulta da soma de 3 impulsos nervosos no cérebro, correspondentes aos três sinais dos 3 tipos de cores na retina (teoria da tricromática).
3 sensores apenas que mandam sinais independentes ao cerebro, que fez uma soma e transmite a cor.
Temos de alguma forma tornar rapidamente matemático o nosso conceito de cor.
A teoria permite-nos matematizar o conceito de cor muito rapidamente.

As 4 leis de Grassmann:
  • lei 1 --> qualquer cor x é a soma de 3 cores primárias A,B e C em quantidades a,b e c ou seja:
x=aA+bB+cC

nota: três cores são primárias se não conseguirmos obter uma apartir da outra.
ou seja:  A= nB+ nC ( não é um conj. de 3 primárias, B e C podem ser primárias, mas A B C nao são.)

             B=nC (nunca podem fazer parte das primárias de um sistema de cor)

Só são primárias quando não há hipotese de obter uma a partir das outras duas.

 A=n B+ m C --> n=m=0 (sao 3 cores primárias)

  • Lei 2--> dadas duas cores x e y, tais que x= a1A+b1B+c1C e y=a2A+b2B+c2C, posso conheçer a mistura: x+y= (a1+a2)A+(b1+b2)B+(c1+c2)C
EX: x=50A+20B+30C
       y=20A+20B+30C

x+y= (50A+20A)A+(20B+20B)B+(30C+30C)C
x+y= (70A)A+ (40B)B+ (60C)C

Estas duas leis dão-nos uma potência enorme. Estas leis são o berço de todos os sistemas de reprodução, basicamente há dois mecanismos: uns ligados á luz e outros ligados aos pigmentos.

  • Lei 3--> Dada uma cor x=aA+bB+cC, então a cor nxX= (nxa)A+ (nxb)B+ (nxc)C, em que n é um numero, uma quantidade.
x=20A+30B+40C

1/2 x =1/2 20A+ 1/2 30B+ 1/2 40C

1/2x= 10A+15B+20C

Posso medir com espectrofotometro e transformar tudo em 3 números. Posso pegar no aparelho que meça a luz e depois dão 3 números que representam a cor daquela luz.
Podemos ter luzes diferentes que dão a mesma cor no final.
Podemos ter espectros diferentes, reduzimo-los a 3 números e podemos cmpará-los.

  • lei 4--> Dada uma cor x= aA+bB+cC, então a luminosidade total de cor (em unidades fotométricas) será Lx=a+b+c.
Só quando quero saber a luminosidade, só ai somamos a+b+c.





Escala de cinzentos

Escala de Cinzentos


Da cor mais escura a mais clara, na zona que divide um quadrado do outro vemos um bocadinho mais escuro. Há um reforço de contraste, os nossos olhos medem o contraste.
Nós vemos um degradé onde nao há. Quando alteramos o fundo, e coloco o fundo preto, a escala de cinzentos fica completamente diferente, parece que mudou.

O que o nosso sistema de visão vê não é fixo, é sensível a contrastes.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Anatomia do olho humano



Fig mostrando os musculos da órbita, que movimentam o olho

Pupila

PUPILA
A pupila também é chamada popularmente de "menina do olho". Ela regula a entrada de luz no olho; contraindo-se em ambientes iluminados e aumentando (dilatando) no escuro.
Veja na imagem a seguir como a pupila reage a luz:


Como funciona o olho

A luz do objeto A é enfocada pela córnea e o cristalino formando uma imagem investida sobre as células sensíveis à luz da retina. A informação é transmitida ao cérebro em impulsos desde essas células pelo nervo óptico. A quantidade de luz que entra no olho é regulada pela iris. A pupila é a abertura centrada na iris que pode variar de tamanho.

Cristalino

O cristalino
É uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de um anel de músculos, os músculos ciliares, permitem ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Ao qual chamamos de acomodação do olho à distância do objecto. A convergência correcta do cristalino faz com que a imagem de um objecto, formada na retina, fique nítida e bem definida. Se for maior ou menor que a necessária, a imagem fica fora de foco, como se costuma dizer. A imagem é real e invertida mas isso não tem importância já que todas as imagens também são invertidas e o cérebro se adapta a isso desde o nascimento.
Na figura esquemática abaixo, o cristalino (lente) está inicialmente ajustado para uma dada distância do objecto. Se o objecto se aproxima, a imagem perde a nitidez. Para recuperá-la o cristalino acomoda-se, aumentando a convergência, isto é, diminuindo a distância focal.



Olho humano



Córnea:


Uma janela translucida que transmite e focaliza a luz dentro do olho




Iris:



O disco colorido que ajuda a regular a quantidade de luz que entra no olho
Pupila:


O centro escuro da iris. que muda de tamanho para se adaptar á quantidade de luz disponivel





Cristalino:



Lente de estrutura transparente que focaliza os raios de luz para a retina
Retina:



A camada de nervo que lê os raios de luz  e manda imagens para o cérebro atraves do nervo óptico


Mácula:


A pequena área da retina que usa celulas especiais sensiveis a luz para delinear detalhes finos

Nervo Óptico:

O nervo que conecta o olho ao cérebro


Humor Vítreo: 

A substancia translucida, semelhante a uma gelatina,que prenche o meio do olho



domingo, 7 de novembro de 2010

Mecanismo da Visão- Evolução

Mecanismo da visão- Evolução



Slides da aula de 5 de outubro

  • Primeiros organismos sensíveis a diferenças entre claro e escuro
  • luz diurna.cones.sombras como estímulo principal
  • pigmentos: cadeia de reacções amplifica o sinal
  • auto-regulação de sensibilidade e velocidade de resposta com luz ambiente.
  • cor: mecanismo de sobrevivência num mundo onde muitas coisas têm a mesma luminosidade do fundo
  • dois sistemas de cones S e L, duas imagens espectrais de um objecto
  • branco/cinzento/preto: se L e S afectados do mesmo modo pela luz do objecto ao fundo
  • 10 vezes mais L do que S. L mede luminosidade, S só para contrastes de cor
  • nos primatas: L separou-se em dois canais ligeiramente diferentes.
  • em consequência- trivarência ou dupla oposição


Apareçe depois o cone M

L(vermelhos) são os mais sensíveis a grandes comprimentos de onda.
Supõe-se que a certa altura houve uma evolução, quando passamos dos dois sistemas para três, a sensibilidade ás luzes do meio é diferente, ha maior numero de contraste de cor.
Os daltónicos estão mais perto da origem em termos de retina, só têm duas cores.
Os daltónicos conseguem distinguir o azul, o amarelo, mas sentem-no como um único tom. Não distinguem esta zona daquela, porque não tem aquela bifurcação.


O ser humano está optimizado para dois contrastes:

  • contraste de luz
  • contraste cromático


Os L e M existem em muito maior quantidade do que o S, o L é o responsável por sentir a luz em visão fotópica (intensidade/quantidade de luz), o S é uma pequena impureza só para fazer o contraste cromático, o M é o sensível aos verdes, surgiu coma evolução, teve sucesso e sobreviveu.

Mecanismo de visão- estrutura nervosa

Mecanismo de Visão- estrutura nervosa

Slides da aula

  • 3 camadas de corpos celulares neuronais
  • 2 camadas intermédias de sinapses
  • 2 tipos de fotorreceptores
  • 3 tipos de cones nos primatas
  • camadas plexiforme exterior- celulas bipolares (9tipos) e celulas horizontais (2tipos)- neurónios de 2º ordem
  • camadas plexiforme interior- celulas anacrinas (22 tipos) e celulas ganglionares (20 tipos) neurónios de 3º ordem. Mais processamento de informação.
  • e ainda, celulas gliais (isolantes de celulas neuronais )


Por exemplo, na camada plexiforme exterior:


  • sem luz, fotorreceptor liberta neurotransmissor- despolarizado 
  • com luz, fotorreceptor cessa libertação (polariza) e...
  • ...polariza celulas bipolares Off e despolariza celulas On
  • ...dependendo ainda no feedback das celulas horizontais, soma da informação da rede local.
  • logo, o sinal, para o cérebro inclui influência da região circundante.


Resultado:


  • divisão do sinal em 2 canais(um dos canais identifica maior luminosidade e outro menor do que a luminosidade média), um para detectar objectos mais luminosos do que o fundo e outro para objectos mais escuros.
  • indução de contraste simultâneo, e sucessivo. O ser humano guia-se por contrastes, é muito sensível a contrastes.
A minha retina está adaptada a sentir contrastes, contraste local, entre dois pontos muito próximos. O sistema está optimizado para resolver contrastes.