quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

modo de cores Lab



modo de Cores Lab

cores no sistema L, a, b (Hunter Associates Laboratory Inc, Faifers, Virginia, USA).
O modelo de cores CIE L*a*b* (Lab) tem base na percepção humana da cor. Os valores numéricos no Lab descrevem todas as cores vistas por uma pessoa com visão normal. Como o Lab descreve a aparência de uma cor, em vez de descrever a quantidade um colorante específico necessária para um dispositivo (como um monitor, impressora de mesa ou câmera digital) produzir cores, ele é considerado um modelo de cores independente do dispositivo. Os sistemas de gerenciamento de cores usam o Lab como uma referência de cores para transformar uma cor de um espaço de cores em uma cor de outro espaço de cores, de maneira previsível.




     Da mesma maneira como o sistema Munsell, o espaço Lab utiliza três cordenadas cartesianas. "L" da luminosidade, "a" da variação de cores de verde para o vermelho, e "b" da variação do azul para o amarelo. É através destas três cordenadas, que podemos localizar determinada cor no espaço Lab, também chamado de "endereço" da cor.
     Ao realizarmos a medição Lab de uma cor de determinada amostra e comparamos com o padrão desejado, o Espectrodensitômetro nos retorna esses três valores, podendo cada um deles ser positivo ou negativo. Um valor de L = 0 indica que ele está no centro do espaço, neutra (cinza) . A variação para cima, ou positiva, indica que a cor é mais clara. Se for negativa, mais escura. O valor a = 0 também é neutro. Se positivo, possui tom avermelhado, se negativo, tende a ser verde. O valor b = 0 também é neutro. Se positivo, possui tom amarelado, se negativo, pende para o azul. Quanto maior os valores, mais para fora do espaço será o endereço, portanto mais pura e pigmentada será (mesmo raciocínio do sistema Munsell.


Sem comentários:

Enviar um comentário